Quer conhecer o litoral norte da Bahia? Escolha seu pouso e passe dias sem pressa, desbravando e curtindo quilômetros de praias, trilhas, lagoas e pequenas vilas.


O litoral norte da Bahia fica na Costa dos Coqueiros, que abrange  quilômetros de belas praias com ondas fortes ou águas calmas a sua escolha, e pequenas cidades e vilas com infraestrutura rústica ou sofisticada. O certo é que tem banho de mar, sol e programação para todos os gostos. Para conhecer cada pedacinho desta faixa de paraíso, a dica é escolher um pouso tranquilo pro descanso ao fim do dia ( Itacimirim é seu endereço! Clique e confira ), jogar a bolsa de praia no carro e sair sem pressa, passeando e desbravando. 
 
A região abriga dois projetos ambientais; o projeto Tamar, de proteção as tartarugas marinhas, tem dois pontos de visitação, sendo que o de Arembepe está sendo reformado e reabre dia 1º de dezembro. E o projeto Baleia Jubarte, em Praia do Forte, que é ponto de partida para excursões marítimas de observações desses animais. Possui também 5 APAS ( Áreas de Preservação Ambiental) e 2 RPPN(Reserva Particular do Patrimônio Natural), com espaços abertos a visitação que incluem cachoeiras, trilhas,  lagoas e espécimes da fauna e flora da mata atlântica. 
 
Outro bom programa é visitar a Reserva Sapiranga, com trilhas que podem ser exploradas a pé, de bicicleta, a cavalo - e até de quadriciclo! Dá para contratar guias-mirins na entrada para caminhadas curtas. Para as mais longas, é preciso agendar no local. Além do Centro de Visitantes, com biblioteca temática e um pequeno museu sobre a fauna regional, é possível curtir um roteiro de jipe até um ponto do rio Pojuca para mergulho, tirolesa e passeio de caiaque por trechos de manguezal.
 
Quem gosta de rusticidade e simplicidade, pode se encantar conhecendo as vilas que foram surgindo nas praias e também do lado oposto, com maior concentração de moradores nativos. Na vila de Arembepe, conheça a aldeia hippie, onde as pessoas vivem mesmo no estilo paz e amor, em casas de palha e cultivando parte de sua alimentação. 
 
Já em Porto Sauípe, vale ir à vila de pescadores e aproveitar compras - são bolsas, esteiras, chapéus, sousplats, ventarolas e outros objetos em palha colorida, expostos nas varandas das casas das próprias artesãs. De volta para seu hotel, a dica é apostar num bom jantar antes de ir dormir e se preparar para as descobertas do dia seguinte...
 
 
Reserva Sapiranga 
Acesso pela BA-099 direção Salvador
Tel: (71) 3676-1133