Surfar em Itacimirim e Praia do Forte é uma boa pedida para os amantes do esporte, principalmente de maio a setembro, quando as ondas estão perfeitas.



Quem surfa sabe: as melhores condições de surf na Bahia ocorrem exatamente nessa época do ano – maio a setembro. É quando as zonas de baixa pressão provocam subidas de ar com força suficiente para atingir o nordeste brasileiro trazendo grandes ondulações. E o litoral norte é um dos locais com boas ondas para o esporte, a exemplo de Itacimirim e Praia do Forte, distantes apenas 5 quilômetros. 

Em Itacimirim, a Praia da Espera é bastante procurada por longboarders e surfistas iniciantes, por conta da bancada de areia que oferece ondas menores e mais tranquilas. Outros picos com boas ondas na região são Natural e Quebra-Coco, este último com ondas mais pesadas, as famosas ondas de swell - que se formaram em tempestades bem no meio do oceano e viajam milhares de quilômetros para chegarem perfeitas na praia. 

Bem pertinho, na Praia do Forte, são 5 principais picos com fundo de coral e 01 com fundo de areia. Um deles é o conhecido Scar Reef com suas direitas intermináveis, acessível para quem ultrapassa os corais da piscinas. Outro é o Papa Gente, bem frequentado pelo fato de ter um canal entre os recifes que possibilita a formação de esquerdas e direitas com swells de leste, sul ou sudeste. 

Nesses locais, durante todo ano a água é morna, transparente e agradável. Só tenha atenção aos fortes ventos que sopram na região – é preciso acordar bem cedo para checar o mar porque as ondas perfeitas podem desaparecer em questão de minutos e os ventos geralmente só cessam no finzinho da tarde. No mais, é correr pro mar e detonar nas manobras