31/08

O litoral norte da Bahia tem vários roteiros que valem ser conhecidos e bem curtidos. Itacimirim é um já famoso pela tranquilidade, boas praias e localização privilegiada, que encurta distâncias para outros passeios na região. Que tal sair de lá para um bate volta em Imbassaí e Praia de Santo Antônio? 

Praia de Santo Antônio

Cenário do filme Os homens são de Marte, é para lá que eu vou, a paradisíaca e quase deserta praia, tem acesso pela BA-099, uns 28km depois de Itacimirim – fique atento à placa indicadora na estrada. Mais 3km por barro em bom estado e pronto, você chegou. Tem estacionamento fácil. 

Em dias de semana, sempre melhores para quem quer bastante sossego, vale levar  apetrechos como guarda sol, cadeiras de praias e uma caixa térmica para bebidas e lanche. É que por lá tem apenas cinco barracas simples que costumam abrir somente nos fins de semana. 

A praia tem uma grande faixa de areia branca fina cercada por coqueiros. Na maré baixa, aparecem as piscinas naturais deliciosas para um mergulho antes de deitar ao sol. Na cheia, é a vez dos surfistas aproveitarem. É para esquecer do mundo e relaxar! 

 Imbassaí

 

Depois de bons mergulhos na Praia de Santo Antônio, pegue a estrada de volta para Imbassaí, onde o cenário é lindo pelo encontro do rio com o mar. E é mesmo o rio a grande atração do lugar, pois a praia é de mar aberto, muito forte. 

O acesso é feito por uma rápida travessia de jangada – um bônus no roteiro. Além de ser ótimo para nadar, dá para praticar caiaque e stand up paddle alugados no local. Várias barracas que ficam entre o rio e o mar oferecem petiscos e, claro, cerveja gelada para brindar o passeio. 

 

Deu fome? Dá para almoçar um gostoso peixe frito com farofa e salada, mas a melhor dica é aguentar mais um pouco até a volta para Itacimirim e comer no Manguezal Ecoturismo, na saída do povoado, um pouco antes da ponte do Rio Pojuca. O restaurante fica sob as águas do rio, na beira do mangue e tem delícias que vão fechar o seu dia com chave de ouro