28/09
Camaçari, 263 anos

Em setembro, a cidade de Camaçari, a 50 km de Salvador, completou 263 anos de história. Conhecida como Cidade Industrial por abrigar um polo com indústrias de variados segmentos, Camaçari quer se destacar agora pelo seu grande potencial turístico. Afinal, são quilômetros de praias, rios, áreas verdes e belezas naturais que encantam quem visita o seu litoral. 

É lá, por exemplo, que estão as duas únicas praias nordestinas certificadas com o selo Bandeira Azul, um dos mais importantes rótulos ecológicos internacionais de sustentabilidade, concedido apenas às comunidades que se esforçam para gerenciar seus ambientes naturais. São elas Guarajuba e Itacimirim

Este é um dos motivos que fez a Prefeitura da cidade criar o projeto Costa de Camaçari, que contempla a sinalização turística, passando pela qualificação de comerciantes, barraqueiros, baianas, dentre outros, melhoria de infraestrutura, instalação de postos de informações turísticas, de banheiros públicos, de postos salva-vidas e mirantes para contemplação das paisagens locais. 

 

Bandeira Azul em Itacimirim

Apesar do incentivo que vem sendo dado ao turismo étnico, rural, cultural, esportivo e  de aventura em Camaçari, pois há muito a se oferecer, o principal atrativo ainda continua sendo o chamado turismo sol e mar

Itacimirim conquistou o selo Bandeira Azul em 2020 com suas belas praias de águas mornas e cristalinas. Para que uma praia seja contemplada com a certificação é preciso seguir rigorosamente 34 critérios, que têm como base quatro temas relacionados à gestão ambiental, educação ambiental, segurança e serviço, além da qualidade da água. Confere aqui três praias paradisíacas da região. 

 

Com informações do Correio - Especial Aniversário de Camaçari